eneatipo-3      O número 3 do Eneagrama, é o     Realizador!!Não fica parado ,está sempre com um projeto em andamento,antes de terminar um já tem outro planejado.Está sempre batendo metas,e busca sempre por resultados positivos ,de sucesso.

Representa o tipo 3,aquela pessoa ,que estipula conseguir alcançar suas metas em determinado tempo.Por exemplo:aos 20 anos vou comprar meu carro,aos 25 anos  meu apartamento,aos 30 anos  terei minha empresa.O tipo três nem tem tempo para comemorar suas vitórias,pois estão sempre querendo ir adiante ,e alcançar  resultados.Nesta busca frenética em conseguir algo,os representantes do tipo três podem sentir um vazio de alma pois, o seu valor  pessoal e das pessoas ,está no realizar e não na Essência,o Ser.

Está sempre produzindo.É um trabalhador compulsivo,gosta de impressionar pelo que faz,e tem muito medo de fracassar.Gosta de tudo organizado,sempre chega no horário .O representante do tipo três,quer  sempre se destacar em sua família,comunidade,jamais aceita  em ser apenas mais um.

Gosta de metas definidas ,vive uma eterna busca  por  resultados.É um competidor inato,com ele mesmo e com os outros.O três mira um alvo e somente para quando ali chega.Está bem convencido de que pode fazer tudo,ser bem-sucedido em tudo. Busca sempre alcançar status.Precisa de referência externa, gosta da opinião alheia para dizer-lhe que está se saindo bem.Esta opinião é importante ,mas só é importante para ele ,a opinião de quem ele acha que já conseguiu o sucesso. A maioria gosta de estar no centro das atenções,de ser “estrela”,e precisa do outro para dar-lhe o reconhecimento tão esperado. Geralmente as pessoas costumam admirá-lo por sua capacidade de realização.As pessoas enxergam no três a possibilidade de realização de seus sonhos,sentem-se assim,motivadas a maiores realizações.

Os números 3 ,são  sempre orientados para o meio externo,são ótimos comunicadores ,vendedores, relacionam-se facilmente com muitas pessoas ,mas podem se sentir sozinhos ,ainda que estejam no meio de muita gente.

O número três possui o medo fundamental de não ser valorizado ,de não ter valor a não ser pelo que realiza.

A raiz desta eterna busca de fazer sucesso, está na infância ,onde descobriu que a maneira para  conseguir amor ,aprovação era pelo que realizava,produzia e conseguia,ou seja:pelo sucesso.

O número três ,apresenta-se sempre muito autoconfiante, mas,no fundo sente-se incapaz.

O medo de fracassar é seu companheiro,pois se isto acontece será considerado por si mesmo e os outros ,incompetente.

O número três sabe que está no caminho da Integração,ou seja de estar bem equilibrado  emocionalmente,quando descobre que é amado pelo que é,e não precisa  assim, agradar a todos,e sempre fazer sucesso. Assim,não perde o desejo de ser estimado,mas sendo seguro de si.

Dicas para alcançar a integração,o crescimento: desenvolver o amor e cooperação nos relacionamentos,evitar humilhar os outros,dando a impressão que são inferiores.Ser sincero em relação aos seus sucessos,sem necessidade de exagerá-los ou impressionar o outro.Não se comparar com os outros,nem se irritar com os sucessos alheios.Deve concentrar-se em desenvolver o melhor de você mesmo e não se preocupar com os outros.

Na próxima falaremos do tipo 4!!!!

Até lá!!!!!!

 

Teresinha Couto
Últimos posts por Teresinha Couto (exibir todos)