Hoje vamos conhecer um pouco do Tipo 5 do

observadorEneagrama. É também chamado de Observador.

Todos os demais tipos do Eneagrama podem gostar da Privacidade.Mas o Tipo 5 precisa da Privacidade.Esta é sua marca registrada.Os tipos 5 não gostam de fazer marketing pessoal,não gostam de nada que os exponha.Tem muitas dificuldades de demonstrar afeto em público,isto com medo de ter que entrar em contato com seus sentimentos.

O número 5 é totalmente mental,gosta de estudar e vive sempre um diálogo interno muito grande.Muitas vezes ,as pessoas próximas ao Tipo 5 ,falam para eles:”mas você não falou nada nesta viagem de 5 horas”,como não :falei o tempo todo.De  tanto dialogar internamente ,o tipo 5 acha que conversou muito com quem estava do seu lado.

O tipo 5 em uma festa pode ser facilmente encontrado em um lugar afastado,sem ninguém. Ele precisa ,desde momento de privacidade para recompor as energias.Prefere ficar invisível,anônimo,procura ficar em um lugar sozinho,sempre observando tudo e assim possa controlar toda a sua situação.

O tipo 5 desenvolveu a avareza,não de dinheiro,mas a avareza de sua atenção,energia.Com medo de sentir,de ter que entrar em contato com seus sentimentos, (já que o tipo 5 é do  mental) ele se coloca à parte ,e somente se relaciona com pessoas que sabe que sua privacidade e independência são garantidas.

Os tipos 5 gostam de resolver seus problemas sozinhos.Sempre dizem :”vou dar conta sozinho disto”.Se precisam de  ajuda,procuram no google,nos livros e de todo jeito se não houver encontrado a resposta ,aí então  ele pergunta para alguém,mas somente em ultimo caso.

O tipo 5 desenvolveu uma crença de que é bom por que é sábio,coloca sua segurança no saber. Está sempre observando o que acontece ao seu redor,juntando informações ,procura de alguma maneira encontrar a peça do quebra-cabeça ,que o revelará o sentido das coisas.

O caminho de integração(equilíbrio)começa para o tipo 5,quando ele aceita o convite de participar da vida,feito sem pressão.Pelo encorajamento da pessoa de confiança,expõe suas ideias e as põe em prática.Pelo crescimento na confiança,começa a abri-se à afeição reconhecendo sua necessidade de ternura e assim,expõe seus sentimentos.

O tipo 5 integrado, experimenta força interior para não dar importância demasiada às opiniões do outro.É claro,sistemático e sabe interligar as coisas,sintetizar ,organizar.Tem uma visão global e não fica distraído pelos detalhes.Permanece calmo em crises,gosta de processos e sempre vai até o fim.Já que valoriza tanto seu espaço pessoal,valoriza muito as fronteiras do outro.Torna-se sábio quando consegue unir cabeça e coração.

Dicas para o crescimento pessoal:confiar em alguém amigo,sem medo de conflitos,este medo não pode fechar você.Cooperar mais ,evitando ser solitário,será útil aprender a apoiar e cuidar das pessoas.Auto-analisar quando há conflitos:se os outros se afastam de você,procure ver se não terá sido você – e não eles- quem começou o distanciamento.

Na próxima falaremos do tipo 6!!!!Até lá!!!

Teresinha Couto
Últimos posts por Teresinha Couto (exibir todos)