“Manda quem pode,obedece quem tem juízo”.Você conhece esta frase,conhece alguém que se identifica com ela,ou é a sua máxima? Hoje vamos falar do Tipo 8 do Eneagrama,o tipo controlador,que se enxerga muito poderoso.

Imagine uma pessoa que desde muito pequeno,desenvolveu a crença que : o  mundo é uma selva e somente sobrevivem os fortes.O Tipo 8 é conhecido como o tipo do poder,ele não passa despercebido por lugar nenhum,pois até sua pisada é mais forte,fala alto,e pode muitas vezes fazer as pessoas sentirem medo,pois demonstra uma fala mais agressiva.Pode chegar a fazer alguém ao seu lado chorar,e o Tipo 8 não entender o porquê,pois para ele é normal falar assim,com agressividade !!O tipo 8 fala na cara ,se gosta ou não gosta da pessoa.E não fica remoendo a raiva.Quando em desequilíbrio(desintegração),pode guardar o sentimento de vingança por alguém e mesmo colocá-la em prática anos depois.Muitas vezes,não é  ele que pratica a vingança mas,articula com as pessoas ao seu redor,para que ela aconteça.Ele pode ser agressivo com você,fazer chorar,e dali a pouco te convidar para almoçar.

Como o Tipo 8 se sente muito forte,poderoso,ele gosta de proteger as pessoas ao seu redor,principalmente aqueles que ele ama.Detesta injustiça,e se presenciar alguma situação injusta,é capaz de comprar a briga,ainda que não conheça a pessoa envolvida na situação!

O Tipo 8 é extremamente prático,gosta das coisas para  ontem,é uma máquina de fazer as coisas acontecerem.Assume sempre o controle,sente-se extremamente poderoso e que dá conta de realizar tudo.

O Tipo 8 testa as pessoas,se percebe que a pessoa se intimida com sua força,seu poder,ele subjuga esta pessoa.Agora, se ele percebe  que a pessoa devolve na mesma moeda,está tudo bem,vamos a diante.Assim,respeita pela força,não pela fraqueza.

O Tipo 8 tende a gostar da solidão.Pois quando se envolve com pessoas,isto pode ser um fardo,dá-lhe trabalho,pois como se sente mais forte que os outros,sente necessidade de proteger ,amparar as pessoas e esta atitude pode roubar-lhe energia.

Três pilares fazem o Tipo 8 vivenciar o stress:sentir-se submetido ,ter que baixar a guarda ou se sentir traído,assim,fica frio , calculista,racional.

É possuidor de uma “antena” para detectar mentira.Fica observando e quando percebe que a pessoa está mentindo,vai dando corda até que a pessoa se enforque nela.

O Tipo 8 porta-se de maneira dura,mas quando está em evolução,ou seja,está se integrando,crescendo como pessoa,pode ser doce,ajuda as pessoas e geralmente está envolvido com obras de caridade. Pode ser um excelente líder.Pode ser generoso em tempo e energia ,fiel até o fim da vida.Cuida muito bem dos seus.Mostra grande interesse pelas pessoas,sobretudo por aqueles que necessitam de sua força.É uma rocha em que podem encostar-se.

O Tipo 8 em crescimento,em integração aproxima-se das pessoas,ajuda,apóia ,manifesta seus sentimentos  e reconhece suas fraquezas,orienta sua energia a serviço dos outros e das causas , tornando-se compreensivo e generoso.Desativa o instinto de poder e incentiva o lado sensível que deseja ajudar,cuidar e proteger.

Uma dica para o Tipo 8 :tente ser mais relaxado,tente trabalhar com as pessoas de forma menos imperativa,contribuindo para que as pessoas deixem de ter medo de você e trabalhem de forma mais proativa.

Até a próxima!!!!!!!!!

Teresinha Couto
Últimos posts por Teresinha Couto (exibir todos)